Os novos cabos extensores USB 3.0 permite que se alcance uma distância de até 25 metros sem que haja perda alguma de sinal ou intermitência entre os dispositivos ou periféricos. Muito mais poderoso que seu antecessor, é capaz de enviar e receber dados ao mesmo tempo, além de consumir menos energia! Toda essa potência é suportada pelo cabo extensor USB 3.0, porque ele possui repetidor ativo de sinal que recebe a energia do próprio cabo, bastando para isso, ser ligado em portas USB também 3.0.

Compatibilidade

Todas as versões USB são compatíveis entre si, sendo assim, você pode ligar um cabo USB 3.0 em uma porta 2.0, porém não terá a máxima eficiência que a nova versão permite por causa do desempenho da saída.

Os tamanhos disponíveis de cabo extensão USB 3.0 com repetidor de sinal ativo são a partir de 5 metros, até o extensor de 25 metros. Se você está usando uma Web Cam moderna, Macbook ou dispositivos HD, irá precisar de um cabo desses. As portas e os cabos USB 3.0 possuem um detalhe na cor azul para fácil identificação e 9 pinos nos plugs para maior fluência de dados e energia.

Velocidade

A velocidade dos cabos USB podem ser High Speed e Super Speed, sendo que este último transfere mai energia para dispositivos que requerem mais energia. A transmissão é feita por fios interno "FULL Duplex" e alguns cabo e extensores USB 3.0 ainda possuem um repetidor de sinal ativo, que funciona como um Booster, amplificador. Algumas câmeras já trabalham com imagens em 4k. É de fato um excelente desempenho em Ultra resolução.

Tipos de Plugs 

Os cabos USB possuem plugs diferentes, que podem ser Macho ou Fêmea, dentre eles, o mais comum é o Padrão "USB A", o "USB B" para Impressora, o "Micro USB 3.0" para HD externo e o "Mini", para câmeras fotográficas. Há também uma variação moderna, o USB 3.1 Tipo C, ou simplesmente USB-C, usado em notebooks como o HP e Macbooks.

Segurança e Uso

Embora as conexões USB não necessitam de muita energia para funcionar, é sempre importante verificar a instalação correta, ligando os plugs nas portas compatíveis e sem as populares gambiarras. Os cabos USB 3.0 com alto desempenho devem ser fabricados em PVC anti chamas, devem possuir blindagem na carcaça, fios internos em cobre e plugs banhados a ouro. Lembre-se que quanto maior a bitola do cabo, ou seja, mais grosso, maior capacidade de transmissão de dados.

Comentários (0)