O destaque da USB sempre foi a sua velocidade e qualidade na transferência de dados. Graças as elas veio a enorme padronização que garantiu que o USB passasse a ser usado por praticamente todos os periféricos dos notebooks do mercado, garantindo assim a sua universalidade.

Depois de oito anos de USB 2.0 o novo modelo chegou tímido ao mercado, ainda em 2009, mas só conseguiria se tornar um padrão em 2011 quando as placas mães da Intel e da AMD passaram a ser produzidas com estes modelos. Além disso, hoje já existe HDs externos com USB 3.0.

Mas afinal, qual a diferença entre USB 2.0 e 3.0?

A primeira e mais importante diferença é a velocidade, enquanto uma USB 2.0 poderia realizar uma transferência de dados em até 480 Megabytes por segundo, a USB 3.0 é dez vezes mais rápida conseguindo velocidade de até 5 Gigas por segundo.

Além disso, as novas portas são energeticamente muito mais eficientes e consomem menos do que um terço da eletricidade da antiga geração. Quando não está sendo utilizada ela entra em um modo de standby que reduz mais ainda o consumo, fazendo da USB 3.0 uma opção muito mais econômica.

Vale lembrar que a conexão não é tudo na hora de realizar a transferência, a velocidade de processamento do emissor e do receptor também influem no resultado. Resumindo: dificilmente um pendrive de baixa qualidade e um computador lento serão capazes de se aproveitar datecnologia USB 3.0.

Ao contrário do que aconteceu na primeira mudança, todas as placas de USB 3.0 continuam a ser compatíveis com o modelo anterior. A diferença é que o novo modelo tem maior controle e as empresas interessadas em produzir uma porta 3.0 precisam receber uma certificação de que são capazes de atingir a SuperSpeed (isto é, até 5 GB por segundo).

Além das placas da Intel e da AMD para desktops, que adotaram o modelo em 2011, quase todas as grandes marcas de notebooks lançadas a partir deste período também passaram a ter ao menos uma porta em tecnologia 3.0. A maioria dos notebooks com 4 entradas USB possui esse tipo de entrada.

 

Fonte: http://www.zoom.com.br/notebook/deumzoom/diferenca-entre-usb-2-0-e-usb-3-0

Comentários (0)