Com a evolução dos computadores, placas de vídeo e monitores, é normal que se encontre nesses dispositivos 2 portas de conexão digital.  A primeira e mais comum é o HDMI que surgiu em 2003, na versão 1.1 com capacidade de transmitir até 4,95 Gbps. Foi uma revolução na qualidade e velocidade de transmissão de som e imagem em Tvs e computadores, pois anteriormente, só se usava a conexão VGA que é analógica e não transmite áudio. A outra, o Displayport que era a menina dos olhos de profissionais de edição de vídeos e imagens, por ter recursos mais específicos. Se quiser assistir um filme do computador em uma Tv, qual conexão devo escolher? Se eu quiser jogar no computador qual cabo devo ligar? Vamos lá.

DISPLAYPORT

Lançado em meados de 2006, tomou o lugar de conexões antigas como o VGA e o DVI, por ser uma interface mais completa e profissional. O conector DP é reconhecido por ter 20 pinos e geralmente localizado ao lado do HDMI em monitores de PC e placas de vídeo. O sinal Displayport pode ser transformado facilmente em dispositivos que possuam portas VGA e DVI Single Link, bastando usar um simples adaptador.

Assim como no HDMI o Displayport passa o áudio com HDCP, que é o protocolo de proteção de conteúdo, através de seus conectores, menores que do seu concorrente.

Ele é comum em escritórios de empresas pois permite conectar até 4 monitores com resolução Full HD ou 2 monitores em Ultra HD. Além disso, dependendo dos recursos do monitor, pode ser conectado em 6 telas através de GPU em uma única fonte de sinal.

Os Cabos Displayport estão disponíveis em diversos tamanhos, de 1 metro a 15 metros e são encontrados em 2 tipos o padrão e o Mini Displayport.

VERSÕES DISPLAYPORT

DisplayPort 1.2 suporta resolução de até 4 k e 60 Hz de frequência de banda

DispalyPort 1.2a variação compatível com o FreeSync da AMD

DisplayPort 1.3 suporta até 8k a 30 Hz ou 4k a 120Hz

DisplayPort 1.4 suporta 8k a 60 Hz e compatível com HDR

Algumas Placas de vídeo que usam portas Displayport: AMD ATI Radeon HD 5870 - AMD ATI Radeon HD 5970

Alguns monitores que usam Dispalyport: Dell e HP

Alguns computadores da Apple que utilizam DP: Mac Mini - Mac Pro - iMac

Dentre outros dispositivos, verifique no manual a compatibilidade

HDMI

A conexão mais comum hoje em dia, principalmente em Tvs e computadores com sistema operacional Windows. O conector HDMI possui 19 vias e não possui travas de fixação. Alguns cabos HDMI possuem plugs em ângulos de 90 e 180 graus que facilitam ligá-los em Smart Tvs presas na parede ou painéis.

Os cabos e portas HDMI podem ser: Padrão "A", o mais comum, MINI HDMI "C", MICRO HDMI "D" e automotivo "E".

O HDMI possui alta taxa de transferência de dados, o que permite som e imagem digital de alta qualidade. É muito importante que os cabos sejam de qualidade e os fios internos sejam fabricados em cobre para maior condutividade e sem "bugs" ou "lags", atrasos ou imagem picotada. A bitola externa do cabo deve ter em média 8mm de espessura o que garante que o interior do cabo tenha os 19 fios. Por fim, a blindagem da carcaça evita que interferências externas prejudiquem a transmissão. Os melhores cabos têm conectores banhados a ouro ou chapeamento dourado.

VERSÕES HDMI

HDMI 1.3 suporta resolução de 720p a 1080p 4,95 Gbp/s (primeiro)

HDMI 1.4 suporta 1080p / 1920p compatível com 3D. Alcança até 4k - 2160 pixels - 10,2 Gbp/s

HDMI 2.0 suporta 4k - 3840p x 2160p 60 frames por segundo. Possui 3D, A.R.C. e HDR - 18 Gbp/s

HDMI 2.1 suporta 4k com taxa de 120Hz ou 8k de 60 Hz. Permite alcançar 10K em 30 Hz. HDR Dinâmico e retorno de áudio ARC. Incríveis 48 Gbp/s

DIFERENÇA ENTRE HDMI E DISPLAYPORT

O HDMI permite o carregamento de dados de ethernet, já o DisplayPort não

O DisplayPort se conecta a processadores da AMD FreeSync e placas da Nvidia G-Sync, já o HDMI não

O DisplayPort transmite mais canais de stream, mais telas com alta resolução, enquanto o HDMI transmite stream para uma só tela com máxima resolução

O cabo HDMI é mais barato hoje em dia que o Displayport

Cabos HDMI podem ter até 50 Metros, enquanto o Displayport até 15 metros

Ambos são encontrados em monitores modernos ideais para gamers

PARTE FINAL

Sendo assim, a conclusão que chegamos é que dependendo do que se quer, um tipo de sinal pode ser melhor do que o outro, porém os dois atendem a mais recente tecnologia e qualidade de som e imagem digital HD. Por ser mais fácil de encontrar no mercado, o HDMI acaba sendo mais viável, permitindo assistir stream de vídeo e filmes em 4k como o Netflix oferece, mas se quiser utilizar recursos avançados de edição ou jogos on-line o DP será o indicado.

Comentários (0)