Qual é a diferença entre as conexões:

HDMI, MINI HDMI, MICRO HDMI, DVI, DisplayPort,  VGA, RCA e S-Video?

Pessoas comuns como nós, encaramos diariamente novidades no mundo da tecnologia. Muitas siglas geralmente vindas do Inglês e algumas de difícil compreensão. Os computadores e aparelhos eletrônicos possuem diversos tipos de conexão e saídas de vídeo. A idéia aqui é esclarecer a diferença entre os tipos de conectores mais comuns encontrados no segmento da informática e aparelhos eletrônicos transmissores de imagem.

HDMI

O Cabo HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio/vídeo digital – como Blu-rayleitor de DVDcomputadorconsoles de videogame, suas iniciais significam: High-Definition Multimedia Interface”, ou seja, uma comunicação totalmente digital de áudio e vídeo, simplificada em um único cabo e em alta definição.                                                                                   O cabo HDMI evoluiu, assim como a necessidade da melhora na qualidade da imagem, tanto na TV, quanto no Computador. A última geração da Família HDMI são os de VERSÃO 2.0, que tiveram um aumento significante na banda de transmissão, superando 18 Gbps por segundo de Velocidade e adiciona funções chaves para suportar a continuidade requisitada pelo mercado, possibilitando ao consumidor uma épica experiência em áudio e vídeo. Para finalizar, o Cabo HDMI 2.0 possui Resoluções em 4k @ 50/60(2160p), que significa 4 x mais definição de qualidade do que os 1080p/60 de resolução de vídeo padrão, tornando a imagem reproduzida, a mais realista possível.


Conector HDMI tipo A

Via Sinal
1 TMDS Data2+
2 TMDS Data2 Shield
3 TMDS Data2–
4 TMDS Data1+
5 TMDS Data1 Shield
6 TMDS Data1–
7 TMDS Data0+
8 TMDS Data0 Shield
9 TMDS Data0–
10 TMDS Clock+
11 TMDS Clock Shield
12 TMDS Clock–
13 CEC
14 Reservado
15 SCL
16 SDA
17 DDC/CEC Ground
18 +5 V Power
19 Hot Plug Detect


Mini - HDMI

O Mini HDMI, variação menor do HDMI é mais facilmente encontrado em filmadoras de alta definição e alguns celulares. Ele oferece os mesmos benefícios que o HDMI, mas o menor tamanho da porta torna mais fácil sua inclusão em dispositivos portáteis. Existem diversos tipos de adaptadores HDMI, portanto, basta conectar um adaptador Mini HDMI em uma cabo HDMI padrão, para a conexão entre sua TV  e os referidos aparelhos portáteis. 


Micro - HDMI

O conector HDMI chegou para revolucionar o mercado de conexões e transmissão de imagem digital com simplicidade, contudo, com a evolução dos aparelhos que estão cada vez menores, sentiu-se a necessidade de diminuir o conector digital, surgindo assim, outros formatos e tamanhos. Muitos dispositivos portáteis deixam sua compatibilidade HDMI de lado por conta das avantajadas dimensões da porta MINI HDMI.

O MICRO HDMI tem aproximadamente a metade do tamanho do modelo MINI e é capaz de manter a mesma resolução de 1080p. Isso deve aumentar a compatibilidade do formato com os aparelhos portáteis cada vez menores e possibilitar câmeras de alta resolução ainda mais compactas.


HDMI EM CONDUÍTE

Outra novidade permitida pela nova conexão MICRO HDMI, é a possibilidade da passagem com mais folga do cabo em conduítes quando se deseja embutir todos os cabos em uso residencial ou comercial. Uma dica para a utilização do cabo em conduítes é adquirir um cabo HDMI Macho X Micro HDMI Macho. Normalmente este cabo é utilizado para conectar IPAD ou Laptops na TV. Mas como a conexão Micro HDMI é bem menor que a HDMI, e também menor que a Mini HDMI, torna-se formidável para a passagem dentro de conduítes. O problema é que o mercado oferece poucas opções de tamanhos para este tipo de conector.


DVI

O padrão DVI, significa:  Digital Video Interface ou Digital Visual Interface, que basicamente é a evolução do padrão analógico VGA seu antecessor, para um padrão digital que evita distorções na imagem quando se pretende converter o sinal analógico em digital. O DVI ganhou fama com o surgimento de monitores de tela plana, potencializando a qualidade de imagem por eles transmitidas. Existe também o Mini DVI, comumente encontrado em aparelhos e computadores Apple/Mac.

PADRÕES MAIS COMUNS DE DVI

DVI-D – significa que este padrão não comporta sinais analógicos. Ele pode ser encontrado nas versões single link, que possui 19 pinos e tem resolução de 1920×1200 pixels a 60 quadros por segundo, e dual link, apresentando 25 pinos e com resolução de até 2560 × 1600 pixels a 60 quadros por segundo.

DVI-I – ele pode tanto conectar placa e display analógicos quanto dispositivos digitais. No entanto, essa versão não converte os sinais. Se sua placa de vídeo é digital, o monitor também deve ser; se a interface é VGA, o display precisa ser analógico.

DVI-A – Necessariamente, esse padrão é para ser usado na conexão entre uma placa de vídeo digital e uma tela analógica. Embora a conversão de digital para analógico apresente alguma diminuição de qualidade, os cabos DVI-A ou DVI-I possuem desempenho melhor que a interface VGA.

DisplayPort

O DisplayPort é mais voltado para o uso em computadores e permite a transmissão simultânea de sinais de áudio e vídeo digitais. Com o avanço da tecnologia e com os recursos disponíveis em monitores veio-se junto à necessidade de melhorar a qualidade da imagem originadas da placa do computador.


VGA

Um dos conectores mais conhecidos da população em geral é o VGA, cujo a sigla significa “Video Graphics Adaptor”, comumente utilizado em placas de computador “on” ou “off board”, para um monitor ou projetor. Possui parafusos laterais para a fixação e pinagens/conectores, que possibilitam melhor desempenho que os antigos conectores analógicos RCA ou S-VIDEO, muito utilizados em aparelhos de som, vídeo cassetes e televisores.

RCA

Muito utilizado em aparelhos como TVs, DVDs e Home Theaters, são caracterizados e identificados pelas cores “ amarela, vermelha e branca”. Esse cabo de três cores, permitiu a transmissão de Vídeo e som analógicos desde o surgimento de aparelhos eletrônicos como Consoles de Games, vídeo Cassetes e Tvs, e ainda sendo muito usado atualmente.

S-VÍDEO

Pode ser encontrado em aparelhos que enviam sinais de Video em separado, podendo ser encontrado em DVDs e em aparelhos que reproduzem sinais de Video como TVs e projetores. Esse conector é uma evolução do cabo amarelo RCA  e lembra muito o formato do conector PS2, encontrado em mouses e teclados antigos.

Comentários (0)